Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2025

Meta anuncia parceria com Midjourney

A Meta licenciará a tecnologia de geração de imagens e vídeos da startup, a fim de incorporá-la em futuros modelos e produtos. Embora os termos do acordo não tenham sido divulgados, o CEO da Midjourney, David Holz, afirma que a empresa continua independente e sem investidores. As informações são do site TechCrunch.

Robôs são treinados ao observarem vídeos de humanos realizando ações

A solução, inspirada na forma como crianças aprendem, utiliza duas câmeras para captar o movimento. Em seguida, um sistema de visão computacional constrói um modelo tridimensional da cena. Por fim, a pessoa é removida digitalmente do cenário, isolando apenas a ferramenta usada na tarefa. Em testes envolvendo ações como martelar um prego e virar comida na frigideira, o método apresentou taxas de sucesso 71% maiores e coletou dados de treinamento 77% mais rápido do que técnicas tradicionais. As informações são do site Tech Xplore.

IA embutida no navegador web da Perplexity pode ser enganado para executar ações maliciosas

O   ataque consiste no uso de sites aparentemente inofensivos que disfarçam instruções em elementos invisíveis, como texto branco sobre fundo branco ou comentários em HTML. Quando o usuário solicita o resumo dessa página, esses comandos são executados pela IA. Com isso, um invasor poderia acessar e-mails ou contas bancárias e enviar informações sensíveis a servidores externos. Segundo os pesquisadores, até o momento a Perplexity corrigiu parcialmente o problema. As informações são do blog do Brave.

xAI torna Grok 2.5 open-source

A empresa publicou os pesos utilizados para treinar o modelo na plataforma Hugging Face, sob uma licença personalizada, que permite seu uso para pesquisa e aplicações comerciais. No entanto, o desenvolvedor está proibido de utilizar o sistema ou seus resultados para treinar ou criar outros LLMs. Segundo Elon Musk, o Grok 3 também será disponibilizado como open-source em cerca de 6 meses. As informações são do site TechCrunch.

Coreia do Sul implanta policial holográfico em parque de Seul para reforçar segurança pública

A projeção, com cerca de 1,70 metro de altura, aparece entre 19h e 22h para transmitir uma mensagem de áudio pré-gravada lembrando os cidadãos de que estão sendo monitorados por câmeras de segurança, e que em caso de emergências a polícia responderá imediatamente. Desde a instalação do holograma, os crimes relatados na região durante esses horários caíram cerca de 22%. Autoridades planejam expandir o sistema para outros espaços públicos. As informações são do site South China Morning Post.

Google restringirá instalação de aplicativos Android via APK e lojas de terceiros a desenvolvedores verificados

A iniciativa visa reduzir a disseminação de apps maliciosos. O acesso ao processo de verificação estará disponível em março de 2026, enquanto a exigência de instalação entra em vigor em setembro do mesmo ano no Brasil, Indonésia, Singapura e Tailândia – países que, segundo a empresa, foram “particularmente afetados” por softwares fraudulentos. A partir de 2027, a regra passará a valer globalmente. As informações são do site 9to5Google.

Falha crítica no Docker Desktop permite contornar limites de contêineres

A vulnerabilidade CVE-2025-9074 está relacionada ao fato de um contêiner conseguir se conectar à API do Docker Engine sem autenticação. No Windows, isso permite controle total do host, incluindo a montagem da unidade “C:”, enquanto no macOS um invasor poderia instalar um backdoor e assumir o controle do aplicativo e dos contêineres. A versão para Linux não é afetada. A correção está disponível a partir da release 4.44.3. As informações são do site The Hacker News.

Relatório aponta “inundação” de bots de IA na web

S egundo a Fastly, 80% desse tráfego vem de crawlers, enquanto os outros 20% correspondem a sistemas de busca que fazem requisições sob demanda. Meta, Google e OpenAI concentram 95% da atividade dos crawlers, sendo que a OpenAI, isoladamente, responde por quase 98% das consultas feitas por buscadores. Bots mal projetados podem gerar uma carga insustentável nos servidores, degradando desempenho, interrompendo serviços e elevando custos operacionais. As informações são do site The Register.

Projeto que visa construção de CPUs open-source recebe financiamento de 50 mil euros

O Libre-Chip tem como objetivo desenvolver um protótipo de processador de alto desempenho que não seja vulnerável a falhas de execução especulativa, como o Spectre, descoberto em 2018 e que afeta praticamente todas as CPUs modernas. A ideia é eliminar essa categoria de vulnerabilidades sem comprometer a performance. O financiamento foi fornecido pela NLnet, que apoia iniciativas ligadas a software livre e de código aberto. As informações são do site Phoronix.

Brasil aprova fim da cobrança de roaming no Mercosul

Isso significa que todo cidadão brasileiro que visitar um dos países que compõem o bloco estará sujeito aos mesmos preços que as operadoras cobram por serviços móveis locais, sem tarifas adicionais. Para que a medida entre em vigor, o texto precisa ser promulgado pelo Congresso. Após isso, ela deve passar a valer em até 90 dias. As informações são do site Tecnoblog.

Serviço postal nacional da Dinamarca encerrará entregas de cartas no final de 2025 devido ao avanço da digitalização

Segundo o chefe da PostNord, os cidadãos do país recebem, em média, apenas uma carta por mês. Desde 2000, o volume desse tipo de correspondência na região despencou mais de 90%, de cerca de 1,4 bilhão para 110 milhões em 2024. A empresa concentrará esforços no negócio de encomendas, acompanhando o grande crescimento do comércio eletrônico, enquanto uma companhia privada assumirá o serviço nacional de entrega de cartas. As informações são da BBC.

Governo dos EUA adquire 10% da Intel por 8,9 bilhões de dólares

O acerto foi realizado por meio de recursos que já estavam reservados em programas anteriores, incluindo o CHIPS and Science Act (5,7 bilhões) e o Secure Enclave (3,2 bilhões). Com esse capital, a empresa deve trazer parte da sua manufatura de volta ao país, reduzindo a dependência de fornecedores como a TSMC. Apesar da compra, o governo não terá assento no conselho da Intel. As informações são do site The Register.

Maior banco da Austrália busca recontratar 45 profissionais de atendimento ao cliente após mentir sobre produtividade de IA

Na ocasião, o CBA classificou o cargo dessas pessoas como redundante, e afirmou que o chatbot teria reduzido em 2 mil o número de chamadas semanais. No entanto, segundo os funcionários demitidos, o volume de atendimentos estava aumentando no período, com os próprios gerentes precisando atender ligações junto à equipe. O banco pediu desculpas aos trabalhadores afetados e ofereceu as opções de retornarem aos seus postos, buscarem outro cargo, ou receberem uma indenização. As informações são do site Ars Technica.

Pesquisadores alertam para extensões de navegador do 1Password, Bitwarden e LastPass vulneráveis a ataques do tipo clickjacking

Essa é uma técnica em que invasores sobrepõem botões ou formulários invisíveis sobre o conteúdo legítimo de um site, enganando usuários para que cliquem em elementos ocultos sem perceber. As falhas foram descobertas em 11 extensões ao todo, cujas versões datam até 19 de agosto. Segundo o relatório, programas como Bitwarden e Enpass já aplicaram ou estão trabalhando em correções. Mais detalhes podem ser conferidos no TabNews.

Quarta Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial , também chamada de Indústria 4.0 , é um conceito que descreve a integração avançada de tecnologias digitais, físicas e biológicas nos processos produtivos e na sociedade. Ela vai além da automação tradicional, trazendo sistemas inteligentes e conectados que funcionam de forma autônoma e interativa. ✅ Características principais Digitalização total : integração de sistemas físicos e digitais. Automação inteligente : máquinas autônomas que aprendem e tomam decisões. Conectividade : uso de IoT (Internet das Coisas) para interligar máquinas, sensores e dispositivos. Big Data e Analytics : coleta e análise massiva de dados para decisões em tempo real. Inteligência Artificial e Machine Learning : algoritmos que otimizam processos, reduzem falhas e aumentam a eficiência. Computação em Nuvem : processamento e armazenamento remoto para escalabilidade. Manufatura Aditiva (Impressão 3D) : personalização e produção sob demanda. Cyberseguranç...

Dinâmica de fluidos

A dinâmica de fluidos é o estudo do movimento dos fluidos (líquidos e gases) e das forças que atuam neles. Matematicamente, ela é descrita por equações diferenciais parciais que representam conservação de massa, momento e energia. O núcleo da teoria está nas Equações de Navier-Stokes . ✅ 1. Conservação da Massa (Equação da Continuidade) Para um fluido incompressível (densidade constante): ∇ ⋅ v ⃗ = 0 \nabla \cdot \vec{v} = 0 v ⃗ \vec{v} = vetor velocidade do fluido ∇ ⋅ v ⃗ \nabla \cdot \vec{v} = divergência do campo de velocidades Isso significa que o que entra num volume é igual ao que sai (sem acúmulo). Se for compressível : ∂ ρ ∂ t + ∇ ⋅ ( ρ v ⃗ ) = 0 \frac{\partial \rho}{\partial t} + \nabla \cdot (\rho \vec{v}) = 0 ✅ 2. Conservação da Quantidade de Movimento (Navier-Stokes) Baseado na Segunda Lei de Newton ( F = m a F = ma ) aplicada a um fluido: ρ ( ∂ v ⃗ ∂ t + ( v ⃗ ⋅ ∇ ) v ⃗ ) = − ∇ p + μ ∇ 2 v ⃗ + ρ g ⃗ \rho \left( \frac{\partial \vec{v}}{\partial t} +...

Interface cérebro-computador transforma palavras imaginadas em fala pela primeira vez

O estudo contou com a participação de quatro pessoas com paralisia severa. Cada uma recebeu implantes de matrizes microscópicas de eletrodos no córtex motor da fala, os quais registraram a atividade cerebral enquanto os voluntários tentavam falar em voz alta ou apenas imaginar palavras específicas. Embora a fala imaginada gerasse sinais mais fracos em comparação à tentada, o sistema alcançou taxas de precisão de até 74%. As informações são do site TechSpot.

Meta lança dublagem automática em reels para criadores no Facebook e Instagram

O recurso preserva o timbre e o tom originais do usuário, e também há a opção de ativar a sincronização labial. Ele pode ser utilizado por criadores no Facebook com mais de 1.000 seguidores e por todas as contas públicas do Instagram. A ativação é feita antes da postagem, e o resultado pode ser pré-visualizado. A funcionalidade está disponível globalmente para tradução entre inglês e espanhol, com suporte a outros idiomas previsto para ser adicionado futuramente. As informações são do site TechCrunch.

Intel receberá aporte de 2 bilhões de dólares da SoftBank

Segundo o CEO da SoftBank, Masayoshi Son, o investimento reflete a convicção da empresa de que a produção e o fornecimento avançado de semicondutores continuarão a crescer nos EUA, com a Intel desempenhando um papel “crítico” nesse cenário. Com essa operação, a SoftBank se torna a sexta maior acionista da Intel. As informações são dos sites TechCrunch e The Verge.

PyPI adota medida de segurança contra ataques de “ressurreição de domínios”

Essa investida permite que um invasor registre novamente um domínio expirado, que está vinculado a um endereço de e-mail, e obtenha acesso indevido às contas relacionadas. Para mitigar isso, a plataforma passará a desconsiderar automaticamente endereços vinculados a domínios em processo de expiração, para os quais não serão enviados links de redefinição de senhas. A organização ressalta que não detectará transferências legítimas de domínios ativos. As informações são do blog do PyPI.

NIC br anuncia novas categorias de domínio

O api[.]br é voltado a projetos relacionados a APIs, o ia[.]br ao campo da IA, o social[.]br a redes sociais e comunidades online, enquanto o xyz[.]br terá uso livre, sem tema específico, abrangendo tanto iniciativas pessoais quanto comerciais. Todos eles poderão ser registrados por qualquer usuário ou empresa a partir de 1º de setembro, às 15h no horário de Brasília. As informações são do site Tecnoblog.

Apple estaria ampliando produção de iPhones na Índia em substituição à China

Segundo uma fonte próxima ao assunto, pela primeira vez todas as quatro variantes do iPhone 17 serão produzidas no país, com unidades destinadas ao mercado dos EUA já no lançamento. O sucessor do iPhone 16E também deve ser fabricado em território indiano. As informações são do site The Verge.

Cientistas usam óculos inteligentes para treinar robôs de uso geral

A ideia é que o dispositivo colete dados de interações humanas do dia a dia para ensinar as máquinas a realizar as mesmas tarefas. Para isso, a equipe utilizou uma versão aprimorada dos óculos Project Aria, da Meta. Em uma prova de conceito, coletaram 20 minutos de informações de pessoas realizando sete ações de manipulação, como pegar um pedaço de pão e colocar em um prato. Quando aplicado ao robô, ele conseguiu completar as tarefas com uma taxa de sucesso de 70%. As informações são do site IEEE Spectrum.

Gemini agora consegue ler arquivos do Google Docs em voz alta

A novidade permite personalizar a saída de áudio com diferentes estilos e velocidades. Qualquer leitor com acesso ao documento poderá utilizar o recurso, e os autores também podem inserir um botão diretamente na página, permitindo iniciar a reprodução com um clique. A funcionalidade está sendo liberada para usuários do Workspace e assinantes dos planos AI Pro e Ultra, e, inicialmente, está disponível apenas em inglês e em dispositivos desktop. As informações são do site The Verge.

Pesquisador de segurança consegue acessar dados de 270 mil funcionários da Intel

Segundo Eaton Z, a falha estava no site Intel India Operations, onde era possível enganar o sistema para reconhecer um usuário como válido ao modificar a função “getAllAccounts”, da biblioteca de autenticação MSALjs, para retornar um array não vazio. Com esse login anônimo também foi possível, por meio de uma API interna, baixar um arquivo JSON de quase 1 GB contendo informações como nome, cargo, telefone e endereço residencial dos colaboradores. As brechas já foram corrigidas pela Intel. As informações são do site Tom's Hardware.

Microsoft libera atualizações emergenciais para corrigir falha na recuperação do Windows

O problema, introduzido nos patches de segurança de agosto, restringia usuários de reinstalar o sistema e restaurar o dispositivo. Os updates problemáticos incluem KB5063875 (Windows 11 23H2 e 22H2) e KB5063709 (Windows 10 22H2). As correções já estão disponíveis como opcionais via Windows Update. As informações são do site BleepingComputer.

Notion lança modo offline em seu aplicativo

Para utilizar o recurso, o usuário pode ativar a opção correspondente no menu do canto superior direito da página. Dessa forma, as alterações serão salvas localmente e sincronizadas automaticamente quando o dispositivo se conectar à internet. No celular, a sincronização requer Wi-Fi. Segundo a empresa, as configurações offline não são compartilhadas entre diferentes aparelhos, exigindo ativação manual em cada um. As informações são do site do Notion.

CEO da AWS acredita que substituir funcionários juniores por IA é “burrice”

Para Matt Garman, esses profissionais representam o menor custo para as empresas e desempenham um papel essencial no desenvolvimento de talentos. Se dispensados, há o risco de não formar pessoas com experiência prática ou aprendizado acumulado ao longo do tempo. Garman também defende que as companhias continuem contratando recém-formados em áreas como desenvolvimento de software. As informações são do site Yahoo Finance.

GPT-5 pode consumir 8,6 vezes mais energia que seu antecessor

S egundo um estudo, gerar uma resposta de 1.000 tokens (algo entre 750 e 800 palavras) com o modelo gasta, em média, 18,3 Wh, contra 2,12 Wh para o GPT-4. Os números foram estimados a partir do tempo de resposta do sistema e do consumo médio do hardware utilizado para executá-lo nos servidores da OpenAI – a equipe supõe que o GPT-5 esteja operando com Nvidia DGX H100 ou H200 na Microsoft Azure. Devido a isso, os resultados podem não representar o consumo real. As informações são do site Tom's Hardware.

Apple estaria desenvolvendo um sistema operacional totalmente novo

Segundo uma fonte próxima ao assunto, a plataforma, provavelmente chamada “homeOS”, será a base para o hub de casa inteligente previsto para 2026 e para um robô de mesa planejado para 2027, combinando elementos do tvOS e do watchOS. A principal forma de interação será por comandos de voz com a Siri, com a navegação por toque também disponível. Mais detalhes devem ser divulgados nos próximos meses. As informações são do site MacRumors.

Pesquisadores usam dados de smartwatches para mapear atividade humana

No estudo, 503 participantes foram solicitados, em horários aleatórios do dia, a selecionar uma das 12 categorias para descrever suas atividades, incluindo dormir, trabalhar, comer, socializar ou relaxar. Com base nisso, a equipe treinou um modelo capaz de identificar qual atividade uma pessoa está realizando com até 77,7% de precisão, a partir das medições do relógio. O método tem potencial para aprimorar a avaliação da saúde, especialmente de idosos e enfermos, permitindo que médicos monitorem suas atividades diárias. As informações são do site da Universidade Estadual de Washington.

Reino Unido implantará sistema inteligente para prever crimes

O objetivo é a criação de um mapa criminal detalhado, interativo e em tempo real, abrangendo Inglaterra e País de Gales, possibilitando identificar áreas com maior probabilidade de ocorrências graves. O sistema integrará dados de diferentes fontes, incluindo registros policiais, considerando também locais de incidentes anteriores e padrões comportamentais de infratores conhecidos. A previsão é que a tecnologia esteja operando até 2030. As informações são do site Gov UK

Geoffrey Hinton, padrinho da IA, propõe incorporar “instinto materno” nos modelos para mantê-los sob controle humano

A ideia, segundo ele, é que as máquinas realmente se importem com as pessoas, algo considerado essencial quando a tecnologia alcançar níveis de AGI. Yann LeCun, considerado pioneiro na área, concorda com a preocupação e defende que esses sistemas sejam projetados de forma que suas ações se limitem a atingir objetivos definidos pelos usuários, sempre submetidos a barreiras de segurança. As informações são do site TechSpot.

Biwin, fabricante chinesa, anuncia mini SSD para dispositivos móveis

O componente mede apenas 15 mm x 17 mm x 1,4 mm, e oferece velocidade máxima de leitura sequencial de 3.700 MB/s. Em comparação, os cartões microSD Express compatíveis com o Nintendo Switch 2 alcançam até 985 MB/s. Ele será comercializado em versões de 512 GB, 1 TB e 2 TB, mas ainda não há informações sobre preços. As informações são do site The Verge.

Android pKVM torna-se primeiro software da sua categoria no mundo a alcançar certificação de segurança SESIP Nível 5

A tecnologia permite ao sistema operacional isolar e executar tarefas críticas em ambientes seguros dentro do próprio aparelho. A certificação de Nível 5 atesta que a plataforma é capaz de resistir a ataques conduzidos por hackers altamente qualificados, inclusive em cenários em que há acesso privilegiado às informações internas. O pKVM está disponível a partir do Android 13, mas sua ativação depende de cada fabricante. As informações são do site Slashdot.

Arm integrará aceleradores neurais dedicados em GPUs para smartphones

S egundo a empresa, a tecnologia poderá reduzir pela metade a carga de trabalho do chip gráfico, e possibilitará aumentar a resolução de imagens sem comprometer o desempenho, além de dobrar a taxa de quadros e aprimorar a qualidade visual, com impacto mais evidente em jogos. O lançamento está previsto para 2026, mas a companhia já está disponibilizando um kit de desenvolvimento para que programadores possam começar a explorar a novidade. As informações são do site The Register.

Microsoft lança recurso para impressão segura de documentos confidenciais

O Pull Print, integrado ao Universal Print do Microsoft 365, permite que o usuário adicione um arquivo em uma fila de impressão, que só é liberada quando ele estiver fisicamente ao lado de uma impressora. Para isso, o dispositivo precisa estar cadastrado na plataforma com a função de liberação segura ativada. Nesse caso, é gerado um QR code que pode ser impresso e colado no aparelho. A pessoa, então, escaneia o código, realiza a autenticação e libera a impressão naquele equipamento específico. As informações são do site The Register.

Cão-robô chinês quebra recorde mundial de velocidade em percurso de 100 metros

O White Rhino, da Universidade de Zhejiang, completou o trajeto em 16,33 segundos. Segundo a equipe, a máquina tem potencial para ser utilizada em situações como operações de resgate em áreas de desastre e transporte de equipamentos em terrenos irregulares. O recorde anterior pertencia ao Hound, da Coreia do Sul, que fez o percurso em 19,87 segundos, enquanto o menor tempo de um humano para a distância é de 9,58 segundos, estabelecido por Usain Bolt em 2009. As informações são do site Interesting Engineering.

Amazon apresenta recurso para minimizar alucinações de IA

A solução, chamada “Automated Reasoning checks”, combina redes neurais – capazes de aprender padrões a partir de grandes volumes de dados – com raciocínio simbólico, que resolve problemas por meio de regras lógicas. O sistema verifica, em tempo real, se as saídas de um modelo estão alinhadas a regras e fatos predefinidos. Segundo a empresa, a tecnologia pode ser aplicada em domínios específicos, como saúde. As informações são do site The Wall Street Journal.

Pesquisadores desenvolvem primeiro chip baseado em micro-ondas do mundo

O dispositivo, da Universidade Cornell, processa os dados através da interação entre ondas eletromagnéticas, em vez de usar transistores e portas lógicas. Ele opera em altíssima velocidade, na faixa de dezenas de gigahertz, é pequeno o suficiente para ser incorporado a um smartwatch, e consome apenas 200 miliwatts de energia. A equipe projeta que, no futuro, essa tecnologia possa ser incorporada a dispositivos pessoais, possibilitando a execução local de modelos de IA sem depender de servidores na nuvem. As informações são do site Tom's Hardware.

Kodak, empresa centenária de câmeras fotográficas, nega rumores sobre risco de fechamento

A empresa garante que não pretende encerrar suas atividades nem solicitar proteção contra falência, e planeja pagar, estender ou refinanciar suas dívidas. Em seu último relatório de resultados, a companhia alertava que não possuía liquidez para quitar cerca de 500 milhões de dólares em dívidas que vencem em breve. Mas esse comunicado, feito aos investidores e conhecido como “going concern warning”, é apenas exigido por normas contábeis e de auditoria, informou a empresa. As informações são dos sites CNN e TechCrunch.

JetBrains está trabalhando em uma linguagem de programação “da mais alta abstração”

O CEO Kirill Skrygan cita como exemplo a criação de um aplicativo para iPhone, Android e web, onde em vez de desenvolver três versões separadas, o usuário escreveria o projeto em uma linguagem próxima ao inglês, enquanto agentes de IA e ferramentas da companhia gerariam o código para todas as plataformas. A empresa também estuda a possibilidade de basear a tecnologia no Kotlin. Ainda não há previsão de lançamento. As informações são do site InfoWorld.

Matter, padrão aberto para dispositivos de casa inteligente, lança versão 1.4.2

A lém de melhorar a comunicação entre aparelhos, a atualização também adiciona suporte ao Target Wake Time, um recurso presente no Wi-Fi 6 que permite que eletrônicos conectados à rede sem fio combinem com o roteador horários específicos para serem ativados, ajudando na economia da bateria. O Wi-Fi também está sendo introduzido como uma alternativa para adicionar dispositivos Matter, eliminando a dependência do Bluetooth. As informações são do site The Verge.

Primeiro chip de computação termodinâmica do mundo chega à fase de tape-out

N este ponto, o projeto encontra-se finalizado e pronto para fabricação. O CN101, da Normal Computing, é um ASIC desenvolvido especialmente para operações de álgebra linear e matrizes, além de empregar um sistema próprio de amostragem para cálculos probabilísticos. Projetado para data centers de IA e computação de alto desempenho, o componente utiliza princípios da física, como a termodinâmica, para alcançar até mil vezes mais eficiência energética comparado a chips convencionais. As informações são do site Tom's Hardware.

OpenAI deve apoiar startup que competirá com Neuralink de Elon Musk

A Merge Labs está em processo de captação de recursos com avaliação de 850 milhões de dólares, e grande parte do investimento originará da OpenAI, segundo fontes próximas ao assunto. Sam Altman será cofundador, sem ter envolvimento diário nas operações, e ajudará a lançar a iniciativa ao lado de Alex Blania, responsável pelo projeto World. As informações são do site Ars Technica.

Gemini recebe melhorias

O chatbot passará a referenciar automaticamente conversas anteriores para personalizar respostas. O recurso está sendo disponibilizado para a versão 2.5 Pro em “alguns países”, com expansão gradual para outras regiões e o modelo 2.5 Flash. Outra novidade é a introdução de conversas temporárias, que não aparecerão no histórico, não serão utilizadas para personalizar interações futuras e não contribuirão para o treinamento dos modelos do Google. As informações são do site The Verge.

NIST finaliza padrão de criptografia leve para proteger dispositivos IoT

A equipe desenvolveu quatro algoritmos que exigem menos poder de processamento e tempo do que métodos convencionais, tornando-os adequados para estes eletrônicos. As soluções possuem capacidade para, por exemplo, criptografar dados e verificar sua autenticidade, além de gerar um hash curto funcionando como uma “impressão digital” das informações. As informações são do site do NIST.

FFmpeg 8.0 incorporará modelo Whisper da OpenAI

C om a atualização, o software poderá ser compilado com a opção “--enable-whisper” sempre que a biblioteca Whisper.cpp estiver presente no sistema, garantindo suporte à ferramenta open-source de reconhecimento de fala, que pode ser utilizada para transcrição e reconhecimento de voz. A nova versão está prevista para ser lançada nas próximas semanas. As informações são do site Phoronix.

Internet banda larga no Brasil registra aumento de 20% na velocidade

S egundo um levantamento realizado entre abril e junho, com base em 2,5 milhões de testes de conexão residencial, a velocidade média desse tipo de conexão no país atingiu 244,46 Mbps – no mesmo período de 2024, esse número era de 203,62 Mbps. Entre as operadoras de alcance nacional, a Vivo lidera com uma média de 247,83 Mbps, seguida pela Claro (225,76 Mbps) e TIM (194,24 Mbps). Desde o primeiro trimestre de 2025, todos os estados brasileiros registram médias acima de 150 Mbps. As informações são do site Minha Conexão.

GitHub remove repositório que expôs certificados do DRM Microsoft PlayReady

O sistema é adotado por serviços como Netflix, Prime Video e Disney+ para evitar pirataria. O vazamento, feito pela conta “Widevineleak”, publicou uma lista de certificados das variantes SL2000 e SL3000 – esse último é utilizado para proteger conteúdos 4K e UHD. A Amazon também baniu contas que tentaram utilizar as credenciais expostas em sua plataforma. As informações são do site TorrentFreak.

Pesquisadores manipulam Gemini usando eventos do Google Agenda para controlar dispositivos inteligentes

A técnica, batizada de “promptware”, consiste na criação de um compromisso com instruções maliciosas que remetem ao Google Home, executadas quando o usuário solicita ao modelo para resumir seus eventos. A partir disso, foi possível controlar luzes, termostatos e persianas. O Google, em colaboração com os pesquisadores, já lançou correções para a vulnerabilidade. As informações são do site Ars Technica.

Homem com Esclerose Lateral Amiotrófica controla iPad por meio de implante cerebral

O feito foi realizado graças ao dispositivo Stentrode, da Synchron, inserido nos vasos sanguíneos do cérebro, captando a intenção motora do usuário. Os sinais são transmitidos sem fio a um decodificador externo, que interpreta os comandos e os repassa ao iPad. A tecnologia também utiliza o protocolo proprietário da Apple que permite o controle de seus dispositivos por meio de Interfaces Cérebro-Computador. As informações são do site NERDS xyz.

Google rebate críticas de que AI Overviews têm impactado tráfego de sites

Segundo a empresa, o volume total de cliques orgânicos permanece “relativamente estável” em comparação ao ano anterior. A ferramenta também estaria ampliando a visibilidade de links nas páginas de resultados, criando novas oportunidades para que sites sejam exibidos e clicados. Além disso, a companhia ressalta que buscas mais elaboradas continuam gerando tráfego, visto que usuários ainda acessam páginas para se aprofundarem sobre um tema. As informações são do blog do Google.

GitHub vaza detalhes sobre GPT-5 antes do lançamento

E m uma publicação, já removida, foi revelado que o modelo estará disponível nas versões padrão (tarefas lógicas e multietapas), mini (mais leve), nano (rápido e com baixa latência), e chat (conversas naturais e avançadas). O sistema também foi descrito como capaz de lidar com tarefas complexas de programação a partir de poucas instruções. A OpenAI realizará uma transmissão ao vivo hoje às 15h (horário de Brasília), com expectativa de apresentar oficialmente o GPT-5. As informações são do site The Verge.

DeepMind anuncia Genie 3

O modelo é capaz de criar mundos interativos a partir de textos ou imagens. O ambiente gerado é contínuo, pode ser modificado em tempo real e explorado por meio de comandos de teclado. O sistema suporta resolução de até 720p a 24 quadros por segundo – em comparação com 360p do Genie 2 –, e consegue lembrar de informações do cenário, como elementos fora de vista, por muito mais tempo. Inicialmente, a tecnologia está disponível como uma prévia limitada de pesquisa a um grupo restrito de acadêmicos e criadores. As informações são do site Ars Technica.

OpenAI anuncia medidas para promover uso mais saudável do ChatGPT

O modelo será melhor em reconhecer sinais de sofrimento mental ou emocional. Em situações envolvendo dúvidas sobre terminar um relacionamento, por exemplo, o chatbot passará a sugerir possíveis caminhos em vez de uma resposta direta. Além disso, quando o usuário estiver interagindo com o sistema por um período prolongado, ele exibirá uma notificação sugerindo uma pausa. As informações são do site The Verge.

Empresa de inteligência reporta o que pode ser o maior roubo de Bitcoin em valor monetário da história

O incidente, ocorrido em dezembro de 2020, envolveu 127.426 BTC – o equivalente a 3,5 bilhões de dólares na época e 14,5 bilhões atualmente. O alvo foi o pool de mineração LuBian, que encerrou suas operações no início de 2021, sem comunicar o ocorrido. Os ativos furtados teriam ficado estagnados até julho de 2024, quando houve uma consolidação de carteira. Apesar da magnitude, o maior roubo de Bitcoins em número de moedas continua atrelado à corretora Mt. Gox em 2014, quando cerca de 850 mil BTC foram extraviados. As informações são dos sites Tom’s Hardware, Crypto Briefing e CCN.

Cientistas conseguem, pela primeira vez, fazer uma fração dos fótons de um laser atravessar uma cabeça humana

A  solução visa unir a profundidade de análise da ressonância magnética funcional com a praticidade do eletroencefalograma. Em um experimento com um voluntário, a equipe mediu o tempo que milhões de fótons levaram para atravessar sua cabeça, saindo de um laser de 1,2 watt com comprimento de onda de 800 nanômetros, até alcançar um detector posicionado do outro lado. O objetivo agora é estudar como essa tecnologia pode ser aplicada em ambientes clínicos. As informações são do site IEEE Spectrum.

Pesquisadores usam luz como meio para inserir marcas d’água em vídeos

A técnica consiste em pequenas flutuações na iluminação, invisíveis a olho nu, mas que podem ser captadas por qualquer câmera. Cada variação carrega um código secreto, que pode ser usado posteriormente para verificar a autenticidade do conteúdo. Lâmpadas comuns, por exemplo, podem ser adaptadas com um chip do tamanho de um selo postal, capaz de controlar o brilho conforme o script. Se o vídeo for manipulado, as edições entram em conflito com os padrões. Caso seja gerado por IA, as variações tornam-se apenas um ruído aleatório. As informações são do site da Universidade Cornell.

OpenAI lança modelos de raciocínio abertos

O gpt-oss-120b pode ser executado localmente em GPUs com pelo menos 80 GB de VRAM, enquanto o gpt-oss-20b funciona em dispositivos com 16 GB de RAM. Os sistemas são restritos a tarefas baseadas apenas em texto, e podem ser integrados a LLMs proprietários da empresa, hospedados na nuvem, para realizar outros tipos de processamento. Ambos estão disponíveis gratuitamente para download na plataforma Hugging Face, sob a licença Apache 2.0. As informações são dos sites TechCrunch e OpenAI.

Pesquisador de IA contratado pela Meta receberá 327 vezes mais que o “pai da bomba atômica"

A empresa ofereceu a Matt Deitke, de 24 anos, uma pacote de remuneração no valor de 250 milhões de dólares ao longo de quatro anos – uma média de 62,5 milhões por ano. Robert Oppenheimer recebia cerca de 10 mil dólares por ano em 1943 (190,8 mil na inflação de hoje). O contrato também supera em 35 milhões o acordo mais recente do jogador de basquete Stephen Curry com o Golden State Warriors. As informações são do site Ars Technica.

Estudo da Anthropic busca entender como e por que IAs mudam de personalidade

A equipe identificou padrões de atividade na rede neural que influenciam esses traços, chamados de “vetores de persona”. Para validar o conceito, o grupo injetou vetores específicos, incluindo malícia, bajulação ou propensão a alucinações, nos modelos open-source Qwen 2.5-7B-Instruct e Llama-3.1-8B-Instruct, a fim de observar mudanças no comportamento. A abordagem visa ajudar usuários a compreenderem melhor o perfil da IA com a qual estão interagindo, e evitar alterações indesejadas. As informações são do site da Anthropic.

Cloudflare acusa Perplexity de raspar conteúdos da web sem autorização

A empresa estaria driblando as preferências de rastreamento de sites ao modificar o “User-Agent” do seu bot – cabeçalho HTTP que identifica o navegador e dispositivo –, fazendo-o se passar por um Chrome genérico num macOS. A companhia nega as acusações, alegando que o bot citado no relatório não pertence a ela. A Cloudflare removeu os robôs da Perplexity da sua lista de rastreadores verificados, e afirma que iniciou a investigação após reclamações de clientes. As informações são do site TechCrunch.

AWS encerra abruptamente conta de desenvolvedor com 10 anos de trabalho

Abdelkader Boudih, conhecido como Seuros, afirma que o incidente ocorreu após uma “falha na verificação” de seu login, requisitada pela empresa, mas que, segundo ele, não possui documentação pública. No entanto, de acordo com uma explicação extraoficial de uma fonte interna da companhia, a equipe estava conduzindo testes em contas consideradas inativas ou com baixa atividade. Um desenvolvedor teria executado um comando que simulava sua exclusão, que não deveria causar efeitos reais. Entretanto, devido a um erro de digitação, o script apagou efetivamente todas elas. As informações são do blog de Seuros.

Mozilla alerta desenvolvedores de extensões sobre campanha de phishing

Os golpistas estão se passando por representantes da própria empresa, enviando e-mails aparentemente legítimos que induzem os programadores a clicar em links maliciosos para atualizar suas contas, sob o risco de perder o acesso aos recursos da plataforma. A companhia não divulgou quais seriam as motivações por trás da campanha nem comentou sobre sua escala ou efetividade até o momento. As informações são do site The Register.

Google anuncia benchmark open-source que avalia IAs em jogos estratégicos

No Kaggle Game Arena, cada par de modelos disputa centenas de partidas entre si. Hoje, será realizada uma transmissão ao vivo de uma rodada de quatro jogos de xadrez entre oito sistemas, incluindo DeepSeek R1, o4-mini, Gemini 2.5 Pro, Claude Opus 4 e Grok 4. O evento ocorrerá das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília), e pode ser acompanhado no site oficial do projeto. As informações são do blog do Google.

Cientistas do MIT criam chip de IA projetado especificamente para sinais sem fio

O MAFT-ONN atua diretamente sobre sinais de radiofrequência brutos. Em testes, ele demonstrou capacidade de classificar modulações com 95% de precisão e realizar cerca de quatro milhões de operações para reconhecer dígitos manuscritos do conjunto de dados MNIST – utilizado no treinamento e teste de algoritmos de machine learning. O dispositivo é quase 100 vezes mais rápido do que chips digitais de IA, além de consumir menos energia, e pode ser especialmente útil em futuras aplicações 6G. As informações são do site Neowin.

Pesquisadores desenvolvem microfone de baixo custo que capta som por meio da luz

O sistema é capaz de identificar pequenas vibrações em superfícies de objetos comuns, usando um único sensor de luz, e convertê-las em sinais audíveis — soluções atuais requerem equipamento sofisticado, como lasers e câmeras de precisão. O dispositivo pode ser útil, por exemplo, em comunicações com pessoas presas em salas ou veículos. A equipe também planeja adaptar a tecnologia para aplicações como monitoramento de frequência cardíaca e de pulso. As informações são do site Phys.

OpenAI remove opção que permitia indexação de conversas do ChatGPT por mecanismos de busca

O recurso era exibido no menu de compartilhamento de uma conversa, onde uma caixa de seleção – desativada por padrão – permitia torná-la pública. Apesar de depender de uma ação explícita do usuário, havia o risco de que as pessoas ativassem a opção sem perceber que estavam expondo conteúdos pessoais ou sensíveis. As informações são do site TechCrunch.

Microsoft encerrará suporte ao Windows 11 SE em outubro de 2026

Lançado em 2021, o sistema operacional foi desenvolvido como uma alternativa ao ChomeOS, voltado para o setor educacional. Ele era restrito a dispositivos de baixo custo, sem possibilidade de instalação manual em outros computadores. A empresa recomenda que usuários façam a transição para aparelhos compatíveis com outras edições do Windows 11. As informações são do site Ars Technica.

Google volta atrás em decisão de desativar todos os links goo[.]gl

A  medida, anunciada em julho de 2024, previa o encerramento completo do endereço no dia 25 de agosto de 2025, sob a justificativa do tráfego cada vez menor. Agora, a empresa esclarece que apenas os domínios que já exibem o aviso de desativação deixarão de funcionar. Todas as demais URLs permanecerão ativas e operacionais. As informações são do site The Verge.

Anthropic revoga acesso da OpenAI à API do Claude

Segundo a empresa, a concorrente teria violado os termos de uso da ferramenta. Embora não esteja claro de que forma eles faziam uso do recurso, especula-se que a tecnologia tenha sido empregada para aprimorar as capacidades de programação do novo GPT-5, previsto para ser lançado esse mês. As informações são do site BleepingComputer.